segunda-feira, 8 de outubro de 2012



Oito truques para fotografar melhor com o celular

Limpe a lente, procure boa luz, evite zoom, busque um apoio, não trema, observe o fundo... Suas fotos agradecem o cuidado

lockstockb

Com o celular à mão, você não pensa duas vezes antes de apontar a câmera e clicar. Mas deveria pensar sim. Não importa se a câmera de seu aparelho tenha mais ou menos recursos, com alguns cuidados básicos, as fotos tiradas com ela poderiam ganhar um bom upgrade. Confira, a seguir, alguns truques básicos.

1 – Limpe a lente
Parece óbvio demais, mas muita gente se esquece de limpar a lente da câmera antes de fotografar. Como o aparelho vive de uma mão para outra, é comum que a lente fique com marcas de dedos e poeira, e isso compromete muito a imagem. Não custa nada passar um lenço de papel ou uma flanelinha.

2 – Mais megapixels
Qual é a resolução máxima da câmera de seu telefone? Vários aparelhos atualmente trazem câmeras de 8 megapixels. Se você quer uma imagem decente, que possa até ser impressa, configure-a para trabalhar sempre com a resolução máxima.

3 – Zoom? Melhor não
A qualidade do zoom depende muito do aparelho, mas geralmente não é interessante ativar o recurso. Melhor é se aproximar do objeto ou esperar que ele se acerque de você. Se o zoom for digital, não o ative de jeito nenhum. O risco é acabar com uma imagem bem degradada.

4 – Iluminação é tudo
Fotografar com luz ruim é sinônimo de foto de má qualidade. Nem sempre você poderá escolher a luz na hora de clicar, mas, quando possível, evite ambientes muito escuros ou a luz do meio-dia. Dependendo do objeto fotografado, você pode tentar variações. Tire a mesma foto com ou sem flash, mude os objetos de lugar e explore os recursos da câmera. Muitos aparelhos permitem ajustar o tempo de exposição e aumentar o nível de branco, por exemplo. Muitas vezes, só isso já garante uma foto melhor.

5 – Sem tremer, por favor
Tremer muito na hora do clique é foto borrada na certa. Como é impossível ficar imóvel, se possível procure um apoio para a câmera. Pode ser uma mesa, um móvel ou um muro. Não tem nada disso por perto? Aguache a apoie a câmera no joelho. Para fotos mais profissionais, considere a compra de um tripé.

6 – Espere para mover
Um erro comum ao fotografar é mover a câmera da posição logo após o clique. O ideal é esperar até que ela apresente a foto pronta no visor. A razão para isso é que a maioria das câmeras tem um atraso de poucos segundos entre o pressionar do botão e o registro da imagem propriamente dito (a maioria das câmeras digitais convencionais também). O movimento antes do tempo produz imagens borradas que você terá de descartar.

7 – Observe o fundo
Se você quer fazer um retrato legal, não é desejável chamar a atenção para muitos elementos no fundo, principalmente se o cenário não for nada bonito. Busque um enquadramento que valorize o elemento principal e mantenha o fundo o menos poluído possível.

8 – Mude o ângulo
As fotos mais interessantes muitas vezes são aquelas tomadas de ângulos inusitados e o celular tem tudo para permitir essa flexibilidade. Portanto, não se intimide. Experimente fazer fotos do alto para baixo, de baixo para cima, de lado... Se não gostar do resultado, continue tentanto. O máximo que você terá de fazer é apagar as imagens que não ficaram boas.



segunda-feira, 18 de junho de 2012 - 16:36

10 aplicativos para personalizar o Android

A maioria dos smartphones hoje vem equipada com as ferramentas essenciais para qualquer tipo de usuário, como calculadoras, agendas, notas, etc. Porém, quem realmente quer deixar o Android com a sua cara sempre recorre a utilitários mais personalizados.
Por isso, selecionamos 10 aplicativos que são capazes de criar ações personalizadas, gerenciar tarefas, alterar a tela de bloqueio, exibir notificações, e muito mais no Android:

1. Bateria Bonita

Bateria Bonita é um utilitário para Android que mostra como anda a saúde da bateria de seu smartphone, bem como outros dados sobre a energia do celular.
Uma das coisas mais úteis para quem utiliza o smartphone o tempo todo é saber quanto falta para a bateria dele acabar. Mas, muito além disso, o Bateria Bonita também mostra a temperatura do smartphone, voltagem, a saúde e o status.
O aplicativo também vem com duas opções de widgets para a tela principal: um para mostrar a porcentagem de bateria, e outro que mostra o status da bateria e a temperatura do smartphone. E ele ainda vem com algumas opções de cores para o utilitário.

2. 91 Locker

O 91 Locker é capaz de personalizar a tela de bloqueio de dispositivos Android. Com ele é possível escolher entre vários planos de fundo e ainda customizar os aplicativos e ícones de atalho. Além disso, ele deixa um estilo muito mais leve e bonito para quem já está enjoado da tela padrão.
O aplicativo é gratuito e vem fácil de configurar. A partir dele o usuário pode ativar/ desativar a tela personalizada, escolher entre o modo linear e circular para desbloqueio de tela e atalhos, mudar o papel de parede e até os ícones de atalho.
A diferença entre os modos linear e circular (Cicle) está no modo como o usuário arrasta os aplicativos para desbloqueio, sendo que o primeiro mostra os atalhos em uma linha diagonal, e o segundo em um círculo.
Dessa forma, o usuário pode colocar o e-mail, algum jogo ou utilitário com um ícone personalizado para acessar direto da tela de bloqueio sem complicações.

3. jetAudio

jetAudio é uma alternativa de player de músicas para o Android. Nele o usuário pode realizar ajustes na qualidade do som e aplicar efeitos sonoros.
Além do foco na qualidade do som e efeitos, o jetAudio também oferece diversas opções, como a criação de listas de reprodução, compartilhamento das músicas nas redes sociais, e outros controles fáceis para avançar, voltar e reproduzir as músicas.
O app possui diversos recursos para ser um player completo. Ele está disponível em duas versões, uma gratuita, e outra paga – que ainda não está disponível no Google Play do Brasil.

4. On{X}

On {X} é um sistema de notificações e outras ações úteis para Android. Através dele o usuário pode configurar diversas ações e até criar sua própria função com JavaScript.
Alertas baseados na localização, alarmes para lembrar de algum compromisso ou enviar SMS automático para algum contato são algumas das opções que podem ser adicionadas ao On {X}.
Quem sabe programar ou tem alguma noção de código ainda pode personalizar frases, notificações e outras ações e ainda traduzir as frases para português.
O serviço do On {X} funciona em diversos dispositivos Android. Contudo, para adicionar as funções é preciso acessar sua conta pelo navegador, que pode ser criada pelo Facebook.

5. Slider Widget

O Slider Widget é um utilitário para Android que permite adicionar os controles de volumes e brilho na tela principal do smartphone.
O aplicativo vem com 4 modelos de widget para escolher. Depois de instalado, o usuário deve ir na seção Widgets do smartphone para configurar e adicionar as funções desejadas. Isso pode ser feito pressionando o dedo na tela principal do smartphone por mais de 1 segundo.
A única diferença entre os 4 widgets é a quantidade de controles que cada um disponibiliza. Caso o usuário escolha a opção Slider Widget 4×1, por exemplo, ele poderá controlar os volumes de alarme, toque, músicas, notificações, sons do sistema e o brilho da tela.
O Slider Widget é bem útil para quem quer ter controle sobre os principais sons do smartphone de maneira mais rápida. O widget ainda permite pequenas personalizações, como as cores de cada controle de volume, e a opção para colocar fundo transparente.

6. Toastr

O app Toastr permite adicionar pequenos lembretes na tela de bloqueio do Android. Assim, ao desbloquear a tela do smartphone o usuário visualiza uma pequena nota, que pode permanecer por 1,5 ou 3 segundos.
Quantas vezes já não lembramos de algum compromisso ou tarefa pela manhã, mas logo na hora do almoço esquecemos tudo? O Toastr é capaz de nos lembrar, de forma simples, apenas ao desbloquear o Android de algum item importante durante o dia.
A versão gratuita do aplicativo não permite realizar muitas alterações, como estilo da fonte, posição do lembrete, etc.; porém, é possível escolher um lembrete e sua duração, que pode ser de 1,5 ou 3 segundos ao desbloquear a tela do smartphone.
A ideia do Toastr é que o usuário tenha uma ferramenta fácil e rápida para pequenos lembretes durante o dia, sem a necessidade de formatar e configurar diversos alarmes. Além disso, é importante ressaltar que ele não funcionará se o usuário não tiver uma tela de bloqueio.

7. Alarm Clock Ultra Free

Alarm Clock Ultra Free é um dos mais completos apps de alarme para Android. Ele disponibiliza inúmeras opções para que nenhum compromisso seja perdido por conta de horários.
Perder a hora pela manhã é algo bem comum, principalmente para quem não está acostumado a acordar cedo e acaba desativando ou colocando o despertador no modo “soneca” por acidente.
O app Alarm Clock Ultra Free é uma ótima solução para quem tem esse tipo de problema ou precisa de um alarme completo para o Android. Ele oferece inúmeras opções que vão além de um simples alarme com horário determinado.
Além de mostrar um relógio personalizado na primeira aba, o aplicativo possui opções para customizar o som, vibração, tempo de soneca e o meio de desativação do alarme.
Caso o usuário tenha dificuldades para acordar, por exemplo, é possível configurar o despertador para desligar somente depois de resolver uma equação matemática ou um quebra-cabeça, com direito até a nível de dificuldade avançado.
Além disso, o aplicativo também oferece uma opção bem prática para quem tira “sonecas” durante o dia. Na seção “Quick Sleep”, o usuário pode escolher por quanto tempo deseja dormir e ativar um cronômetro que irá despertar quando terminar a contagem.

8. Transparent Screen

Esse aplicativo é perfeito para quem gosta de mexer no smartphone enquanto anda pelas ruas. Ele usa a câmera do seu Android para transformar sua tela em uma tela “transparante”.
A imagem captada pela câmera fica em cima da imagem normal do smartphone, e tem uma transparência totalmente regulável. Para evitar atrasos, a resolução da câmera acaba sendo mais baixa, mas nada que atrapalhe sua visualização do percurso a ser seguido.
O Transparent Screen funciona muito bem e tem a vantagem de servir em qualquer aplicativo do seu Android. O app é gratuito e pode ser encontrado no Google Play.

9. Million Moments

Million Moments é um aplicativo desenvolvido pela Sony que permite criar álbuns em apresentações bem dinâmicas e bonitas.
Com ele é possível criar diários fotográficos de viagens, festas, e outros eventos a partir de fotos do Facebook, do álbum do smartphone, ou até com a captura de novas imagens direto da câmera a partir da interface do app.
Após escolher as imagens para importar, o aplicativo permite criar etiquetas, e é por meio delas que álbuns são criados. As fotos são mostradas como em um diário, com a data e hora em que elas foram tiradas, e o usuário ainda pode adicionar comentários em cada uma delas.

10. WidgetLocker Lockscreen

O WidgetLocker Lockscreen permite a customização completa da tela de bloqueio do celular. É possível colocar widgets, atalhos para aplicativos e sliders personalizados.
O app oferece uma opção de informar na tela inicial as tarefas que estão sendo rodadas no momento, o que pode ser bastante útil pra quem quer só dar uma rápida olhada no celular. Há acesso rápido para o modo silencioso, ferramentas de sincronização e informações sobre redes wifi.

Marcadores