quarta-feira, 18 de abril de 2012

Pra Morrer de Rir


Como realizar um trabalho com as normas da ABNT

Para você que precisa realizar um trabalho com as normas da ABNT, estará disponível o download de todas as etapas abaixo.



Guia do Locutor

Locutor

Descrição do Cargo de Locutor

O locutor apresenta programas de rádio e televisão, ancorando programas, nos quais interpreta o conteúdo da apresentação, noticia fatos, lê textos no ar, redige a notícia, narra eventos esportivos e culturais, tece comentários sobre esses eventos e faz a locução de anúncios publicitários; entrevista pessoas; anuncia programação; prepara conteúdo para apresentação, pautando o texto, checando as informações, adaptando-se aos padrões da emissora e do público–alvo; atua em rádio, televisão e eventos, assim como em mídias alternativas, como cinema e Internet.

Formação necessária para ser Locutor

No caso específico de locutores, apenas os profissionais com formação em Jornalismo podem redigir e comentar a notícia, em função da legislação e regulamentação da profissão. Portanto, os locutores sem formação em Jornalismo foram gradualmente substituídos nos noticiários de rádio e TV. No caso dos comentaristas esportivos, não é obrigatória a formação em Jornalismo, sendo freqüente ex-jogadores e técnicos comentarem os eventos.

Formação Básica

O curso técnico de Radialismo-Locução, com carga horária média de 372 horas, fornece o DRT, registro necessário para exercer a profissão. Quem quiser obter o certificado de técnico em radialismo deve fazer pelo menos 800 horas de curso. Como o curso de Locução possui somente 372 horas, o profissional precisa ter uma qualificação a mais para totalizar as 800 horas e receber o certificado.
Tanto o curso técnico quanto a faculdade fornecem o DRT. A diferença está no tipo de registro. Quem faz curso técnico de Locução, recebe o DRT de locutor, estando possibilitado a exercer apenas essa função. Quem faz faculdade, recebe o DRT profissional, que possibilita ao graduado ser radialista e exercer diversas atividades dentro do rádio e da televisão, como produção e direção.

Formação Adicional

O profissional que se interessar poderá optar por realizar um dos cursos disponíveis voltados para a área de Jornalismo-Locução, como:
- Curso Técnico em Locução na Escola Radioficina - São Paulo;
- Curso de graduação em Rádio e TV;

Cursos oferecidos pelo Senac - São Paulo:
- Curso Avançado em Locução para FM;
- Dublagem Profissional;
- Locução Comercial;
- Narração Esportiva em Rádio e TV;
- Oficina de Humor no Rádio;
- Oficina de Radio-jornalismo;
- Treinamento de Locução para Rádio;
- Radialista - Setor Locução.

Catho bém, estão disponíveis para os assinantes, sem nenhum custo adicional.


Para a área de Locução, sugerim

Recomenda

Para manter-se atualizado nessa área, apresentamos os cursos online oferecidos pela Catho Online. Esses cursos são adquiridos separadamente, ou tamos a realização dos seguintes cursos:

- Como Influenciar as pessoas 
- Leitura Dinâmica
- Memorização
- Gestão do Tempo com Miguel Justiniano

Mercado de Trabalho para Locutor

Há alguns anos, o rádio e a televisão eram os únicos meios para exercer a profissão de radialista. Hoje, com o crescimento da Internet, novos campos se abriram e novas oportunidades ainda irão surgir.

Aspectos Favoráveis

Apesar da concorrência, há também as oportunidades nas rádios comerciais AM (amplitude modulada) e FM (freqüência modulada). Há bastante rotatividade nas rádios FM. Nessa área, o profissional exerce a função de locutor e operador, além disso é mais dinâmico, pois tem um público mais jovem que gosta de piadinhas e muita música.


Fonte: Locutor - descrição de cargo 

Clique em baixo para fazer o download.


Lauda da Rádio(Semana da Arte Moderna)

Clique aqui para fazer download.


Marcadores