segunda-feira, 2 de maio de 2011

Rock Vs Sertanejo..

            Rock Vs Sertanejo 
         E aí qual é o melhor?

Postado por : Françoá Luz

Rock e Sertanejo: quais as semelhanças e diferenças? Entenda os motivos técnicos que podem levar uma pessoa a odiar um dos estilos acima e amar o outro, ainda mais no país da diversidade, que é o Brasil.







História

O Sertanejo não surgiu necessariamente do Country Americano, mas foi muito influenciado por ele com o passar dos anos, principalmente no modo de vestir. Esse estilo aproveitou o som de instrumentos artesanais como a viola e a gaita, mas vem se modernizando com o surgimento do Sertanejo Universitário, que é tão conhecido entre os jovens no Brasil.

O Rock também foi influenciado pelo Country, mas não como no Sertanejo. Rock n’ Roll surgiu com a idéia de criar um estilo totalmente novo. Por isso ele se baseou nos solos que o blues estava desenvolvendo e mudou totalmente o rumo da música no século passado. Eles não queriam uma música “modinha”, mas sim um estilo que duraria para sempre, e assim conseguiram. Até hoje o Rock é um dos estilos mais ouvidos do mundo.





Instrumental

No Sertanejo, os instrumentos soam um tom mais dançante mais lento (exceto as mais atuais), enquanto o vocal é nasal, mais agudo. De modo geral, são feitas de composições simples (apesar dos solos mais complexos das modas de viola) fáceis de tocar e cantar, e por isso não apresenta muita diversidade de estilos. Talvez eles quisessem criar uma sonoridade marcante, o que pessoalmente não me agrada muito.



O Rock veio para ser mais rápido, com mais instrumentos e uma composição mais complexa, com solos mais longos e melhor divisão da música, com introduções, rifes, solos, finais e desenvolvimentos bem marcados. No entanto surgiram várias outras subdivisões desse estilo que chegou ao mundo inteiro, indo desde os mais lentos até os mais rápidos. 



“Modinhas”

Bom, mesmo com o grande sucesso de ambos os estilos musicais, ultimamente vem surgindo algumas BSM (Bandas de Sucesso Momentâneo), que fazem um sucesso de irritar qualquer um, com composições que dá vontade de rir, e depoisdesaparecem, como se nem tivessem surgido.
Em minha opinião, elas vêm para derrubar toda uma história de Rock eSertanejo, dizendo que querem revolucionar, mas nunca duram mais que 6 meses.



Conclusão

Tanto o Rock quanto o Sertanejo desenvolveram uma história de fazer sair lágrimas no olho, com diversas fases e ambos com um sucesso tremendo em suas regiões e épocas. Mas mesmo com tanta diferença, tenho certeza que eles realmente merecem ter o sucesso que sempre tiveram. Só nos resta rezar para que essas bandas de Rock Nacionais de hoje e esses Sertanejos Universitáriostodos iguais não venham a destruir essa história de décadas com essas “modinhas” que se dizem revolucionárias.


Naum esqueçam de comentar...

Marcadores